segunda-feira, 6 de setembro de 2010

UMA PEDRA NO CAMINHO

    Em continuidade ao trabalho iniciado pela CUFA Cambé, de prevenção de drogas tendo como foco o crack, a CUFA Sarandi trouxe para o BRADAN (Brasil Break Dance), a exibição do documentário “Nóia – a vontade de não ser visto combina com a vontade de não querer ver”, dirigido por Ronaldo Domingues e Lucas Ferracioli, ambos jornalistas e produtores audiovisuais, da cidade de Maringá.
    A droga chegou ao Brasil em meados de 1989, instalando-se primeiro na capital paulista. Os usuários brasileiros desenvolveram uma maneira engenhosa de fumar, através do uso de latas de alumínio furadas e com o auxílio de cinzas de cigarro, que aumentavam a combustão. De acordo com Ronaldo, “não há quem não sofra, direta ou indiretamente, com os efeitos do consumo de crack. Seja conhecendo algum usuário, tendo algum dependente dentro de casa ou pelo fato de ter sido assaltado por algum “nóia” na rua.”
   A proposta do documentário é a coleta de dados primários através do relato dos “personagens”, buscando assim uma proximidade maior junto ao problema, no sentido de reunir as opiniões de quem atua direta e indiretamente com o tema, de quem vive os problemas, de quem possui na família esse problema e de uma sociedade que tem bancado um alto preço em consequência do uso de drogas e do não entendimento da situação da drogadição. Assim, fica claro a busca pela possibilidade de construir uma proposta de abordagem que não perca de vista o ser humano e todos os seus aprendizados e experiências vividos.
    O link de acesso ao documentário está disponível em:
    http://www.youtube.com/watch?v=y8EvMHEy3z0

    Assistam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário